quarta-feira, 14 de abril de 2010



O Nokia N70 é um telemóvel cujo formato é um monobloco com teclado completo e um ecrã de 2,36”, foi lançado em 2005 e tem as dimensões seguintes 108.8x53x21,8mm e um peso de aproximado 126g.
O dispositivo é alimentado por uma bateria de Lítio (li-ion) de 970 mAh recarregável, e cujo carregador (USB Nokia CA-10) vem acompanhado do aparelho aquando da sua aquisição.

II

Outras características: modo duplo WCDMA/GSM e cobertura Triband GSM em 5 continentes (redes GSM 900/1800/1900 e WCDMA 2100).
O Nokia N70 reproduz os mais utilizados formatos de ficheiros de som, com acesso a toda a música como, o MP3 e AAC+ e AAC.
Visualização de vídeo em ecrã total no dispositivo, para visualização de vídeos (download), vídeos em streaning ou clipes gravados em maiores dimensões. Pode-se ouvir música e interagir com as suas estações de rádio preferidas, compatível com a solução Visual Rádio.
Com o Nokia N70 Music Edition podemos ter até 700 músicas no cartão MMC Mobile de 1GB Nokia MU-13. Nokia POC (Push to talk) câmara de 2 megapixel (1600x1200 pixéis) com zoom digital 20x. Câmara secundária VGA (640x480 pixéis) com zoom digital 2x.
Browser multimodal WAP 2.0 XHTML/HTML, WCDMA 2100 com simultaneidade de voz e pacotes de dados (PS velocidade máx. UL/DL=128/384 kbps, CS velocidade máx. 64kbps.
Além de ouvir rádio e MP3, com o Nokia N70 podemos também fazer jogos em 3-D.
Mas, a minha relação com o N70, assim como com outros telemóveis que já tive, como o Nokia 1200 ou o Sony Erikson por exemplo, é de simples utilizador, isto é, praticamente receber e fazer chamadas.
O GSM (Global System Mobile), ou sistema global para comunicações móveis, é uma tecnologia padrão popular de telemóveis usada por mais de um bilhão de pessoas em mais de 200 países. A omnipresença do sistema GSM, faz com que o roaming (*) internacional seja muito comum através de acordos de roaming entre operadoras de telemóveis.



III

O GSM diferencia-se muito dos seus antecessores, sendo que o sinal e os canais de voz são digitais, o que significa que o GSM é visto como um sistema de telemóvel de segunda geração (2G). Este facto também significa que a comunicação de dados foi acoplada ao sistema logo no início, porque o GSM é um padrão aberto desenvolvido pela 3GPP.
O GSM possui uma série de características que o distinguem dentro do universo das comunicações móveis. Nascido nos anos 80 e fruto duma cooperação sem precedentes dentro da Europa, o sistema partilha elementos comuns com outras tecnologias utilizadas em telemóveis, como a transmissão de dados a ser feita de forma digital e a utilizar células.
Do ponto de vista do consumidor, as vantagens chave do GSM são os serviços novos com baixos custos. Por exemplo, a troca de mensagens de texto foi originalmente desenvolvida para o GSM, e a vantagem para as operadoras tem sido o baixo custo de infra-estruturas causada pela concorrência aberta. A sua principal desvantagem, é que o sistema GSM é baseado na rede TDMA, que é considerada menos avançada que a concorrente CDMA.
A perfomance dos telemóveis é muito similar, mas apesar disso o sistema GSM tem mantido compatibilidade com os telemóveis GSM originais, e ao mesmo tempo este sistema continua a desenvolver-se com o lançamento do sistema GPRS. Além disso, a transmissão de dados em alta velocidade foi adicionada no novo esquema de modulação EDGE. A versão de 1999 do padrão introduziu índices relativamente altos de transmissão de dados, e é normalmente referida como 3G.

(*) O roaming é uma opção de serviço que permite receber e fazer ligações em regiões fora da cobertura da operadora contratada, utilizando a operadora local.

Conclusão:
Espero que tenha sido claro na retrospectiva que fiz sobre as características deste telemóvel. Já que até a mim serviu para ficar a conhecer melhor, as potencialidades do meu equipamento celular, tirando proveitos destes conhecimentos futuramente.

Fonte:
pt.smart-gsm.com/moviles/nokia-n70
pt.wikipedia.org/wiki/GSM

Sem comentários:

Enviar um comentário