Toda a gente de um modo geral está consciente, das alterações profundas que se verificam actualmente trazidas pelo computador ao mundo profissional e social na área da informação. E como não há bela sem senão, trouxe vantagens e desvantagens, e o mais caricato é que as vantagens de uns são as desvantagens dos outros. Como sabemos as empresas que se muniram com este tipo de equipamento, viram-se de certa forma obrigadas a ajustar os seus quadros de efectivos, isto é, tiveram que proceder a vários despedimentos. Basta ver que um computador consegue ser mais produtivo do que vários trabalhadores, até porque o aparelho não conversa com ninguém, não perde tempo a comer, a tomar café nem a olhar para o lado, o computador pode trabalhar ininterruptamente e pronto. Aliada às vantagens da rapidez está também a eficiência da empresa, devendo estar atenta aos novos sistemas informáticos que estão em constante evolução, correndo o risco de ficarem e obsoletas. Trouxe também vantagens para os trabalhadores, porque foram criadas novas empresas viradas especificamente para o fabrico e venda de computadores e seus acessórios criando novas perspectivas de trabalho.
A lei de Moore quanto a mim, foi uma previsão que o Sr. Gordon Moore fez publicar em 14 de Abril de 1965 na revista Electronics Magazine, e que dizia que os circuitos integrados se iriam multiplicar e evoluir das mais variadas maneiras, entre as quais que iríamos assistir a um aumento da sua capacidade aliada a uma diminuição do volume ocupado e com uma significativa redução de custos. Segundo a sua observação, o que ele nos estava a dizer, é que iríamos assistir dali em diante que o poder de processamento dos circuitos integrados iriam duplicar a cada 18 meses. E é a esta observação a que chamamos a “Lei de Moore”.
Segundo Negroponte estamos num mundo cada vez mais globalizado, onde a informação corre incessantemente e está praticamente desactualizada antes mesmo de ser conhecida, onde o passado é quase inexistente como o fumo que se esvai no ar.
Negroponte prevê a fusão do mundo interactivo, o mundo do entretenimento e o mundo da informação.
Os primeiros computadores eram autómatos, desempenhavam tarefas simples, de tal forma que era comum aos próprios utilizadores e pessoas curiosas ligadas ao mundo da electrónica, desenvolverem os seus próprios programas nos tempos livres. No entanto a rápida evolução da tecnologia originou uma escalada vertiginosa das capacidades do hardware ao mesmo tempo que os preços diminuíam abrindo desta forma a popularização dos sistemas informáticos. As vantagens são muitas, por exemplo dispomos hoje de programas (hardware) bastante complexo e completo a preços reduzidos e alguns até são grátis.
Por tudo isto também na empresa onde eu trabalho se verificou uma grande evolução, e não vou falar aqui da área administrativa propriamente dita, mas sim da evolução na área de produção. O produto que nós manufacturamos, tem de percorrer várias secções para uma ou mais operações específicas em cada uma delas. Cada lote é constituído por cerca de 10000 peças para serem trabalhadas uma de cada vez, no processo antigo cada lote era acompanhado desde o seu início até ao fim por uma ficha de papel identificativa do mesmo com a respectiva quantidade e com a descrição do produto, se seguia dentro da normalidade ou se era portador de algum defeito, e por vezes esta ficha quando chegava ao fim da linha de processamento já mal se percebia o que lá vinha escrito. Actualmente cada secção tem ao seu dispor um computador onde é introduzida toda a informação de cada lote que passe nessa secção, quantidade e defeitos se sim ou não. Com toda esta informação sabemos em tempo real a posição de qualquer lote, quer na área de produção quer no armazém. Para nós as vantagens da tecnologia informática na nossa empresa está à vista de todos, rapidez e eficiência na informação.
sábado, 1 de maio de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)